quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ASSISTIR TV ENGORDA?




Assunto de hoje:
Comida midiática.

A mídia de ação rápida criou um formidável ponto de ruptura em tradições seculares e até milenares. Nos últimos anos, os valores, e o antigo sistema de formação de hábitos está sendo despedaçado de forma globalizada.

No terreno da formação dos padrões de atitudes com relação ao ato de nos alimentarmos, a influência da mídia é impressionante. E a rapidez com que gera mudanças é mortal para muitos grupos culturais; que não tem tempo hábil; para se adaptarem ás novas condições e aos novos hábitos.

O ramo comercial de alimentos é sempre um dos mais seguros para se investir. A política de marketing desse segmento da indústria e do comércio naturalmente deve ser: quanto mais se coma isso ou aquilo melhor. Quanto mais as pessoas sejam induzidas a comer, maiores serão os lucros, e mais investimentos serão feitos.

Assistir muita TV engorda?
Claro.
Pois, o forte e constante apelo visual e auditivo com relação aos alimentos propagandeados torna-se um poderoso estímulo para produzir secreções digestivas capazes de desencadear a sensação de fome. Esse é um dos motivos da comilança defronte à TV principalmente em se tratando de crianças.

O ritmo de vida acelerado e sobrecarregado de pressa e medo acentua o problema da ansiedade, o que faz com que a pessoa corra atrás de carboidratos o tempo todo, em especial do açúcar, do chocolate e farináceos. E também, algumas pessoas passam a sentir um desesperado desejo de mastigar o tempo todo.
E mastigam tudo que enxergam pela frente; sem perceber – pois, somos seres robotizados que andam apenas no piloto automático do subconsciente.

A cultura de produzir alimentos em larga escala gerou o envenenamento da agricultura; com a conseqüente deterioração do meio ambiente; o que trouxe mais alguns problemas para a sanidade de todos. Muitos são os agravos que essas substâncias podem causar à saúde. Dentre eles: câncer, esterilidade masculina, degeneração de sistema nervoso, problemas hepáticos.

Para piorar as coisas; a tecnologia de conservação dos alimentos trouxe consigo um problema difícil de ser resolvido: a intoxicação em larga escala e de forma continuada; embora muito se tente pesquisar para substituir produtos químicos por substâncias extraídas de plantas ou da natureza, o resultado deixa a desejar e o envenenamento continua lento e progressivo.
Em alguns países o uso desses produtos químicos beira o “genocídio em código”: estabilizante F-5, corante Y-10 etc. Pois, as pessoas são envenenadas sem defesa, não há cultura para observar nem prazo de validade dos alimentos quanto mais pegar uma lupa para ler os códigos.
Este produto contém: corantes, acidulantes, aromatizantes, flavorizantes, aintioxidantes, antiumectantes, conservadores, edulcorantes, estabilizantes, espessantes, umectantes, etc.
E para piorar, mais ainda: alguns são submetidos a “higiênicas radiações”. Seria mais correto e ético; que no rótulo dos alimentos; estivesse escrito quais as substâncias ali contidas e o que já é conhecido de sua ação nociva no corpo dos seres humanos; para que o consumidor pudesse usar com correção o seu livre arbítrio.

Fica fácil concluir que assistir muita TV não apenas engorda; como mata – mas como o que não mata engorda – tudo bem – amém...

Dica para os marketeiros de comida infantil de plantão:
Sabem por que as crianças de hoje são mais espertas?
Elas têm CHIPS de vários sabores na dieta!

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário