sábado, 14 de agosto de 2010

APETITE SELETIVO – TEMOS FOME DO QUE?

Deus escreve certo por linhas tortas – nós escrevemos torto em linhas retas; ao nos recusarmos a entender os recados da vida.

Nosso assunto de hoje: TEMOS FOME DO QUE?

No que se refere ao alimento físico:
Por nunca ter-lhe sido permitido viver plenamente a sensação real de fome a criança tem o tempo todo o apetite parcialmente satisfeito; isso gera o apetite seletivo: Não gosto disso! Só como aquilo!
E desse modo; pela falta de qualidade dos adultos responsáveis; faz-se do ato de comer uma exacerbada fonte de prazer; mesmo que inventemos desculpas e justificativas, sabemos que, muitas das vezes em que nos alimentamos o fazemos por outras razões que não a fome violando uma lei básica da vida.
Deve-se rejeitar no apetite o prazer físico como um fim em si mesmo; pois, sofremos naturalmente as conseqüências desta escolha na forma de doenças de instalação rápida ou tardia.
Para corrigir o apetite seletivo na comida; bastava observar a vida: em famílias numerosas; o que se põe á mesa; todos devoram o alimento com prazer – Por quê?

Pelo simples fato: as pessoas estão com fome real – não a induzida pela mídia ou pelas pessoas que comem através dela pela via do projetar-se no outro.

Com relação á fome da alma:

Nossa condição evolutiva nos induz á fome dos prazeres; sensações; desejos insatisfeitos do ego; delícias do orgulho...
Nesse quesito somos como as crianças ansiosas e compulsivas; nós nos fartamos até estourar a conta bancária; o cartão de crédito.

A criança é mais pura em todos os sentidos; no quesito dos brinquedos ela não faz idéia do quanto custa; e rapidamente se entedia das coisas caras que o adulto comprou prá ele brincar através da criança.
Muitos descuidados pais questionam o motivo pelo qual as crianças adoram tirar tudo dos armários e brincar com tampas de panela ao invés de curtir os caríssimos brinquedos que algum ícone da TV ou das revistas metido a educador disse que eram pedagógicos.

Estar insatisfeito de forma positiva buscando sempre o melhor - sentir fome em todos os sentidos possíveis é uma das molas propulsoras da nossa evolução. Mas, é preciso colocar a inteligência a serviço das escolhas para desenvolver o bom senso de questionar: Tenho fome do quê? Para que desejo isso? Essa fome é minha?

Outra questão a ser analisada noutro dia: TEMOS FOME QUANDO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário