sábado, 30 de janeiro de 2010

BEBER ÁS REFEIÇÕES

- O que vai beber?

Esse mau hábito está tão enraizado na cultura; que se você disser ao garçom ou atendente que não quer beber nada; pode ouvir o seguinte: Mas, o refrigerante ou o suco; é de graça”! – Como se a sua recusa fosse apenas sintoma de “pão duro”.
Esse costume começa na infância para engolir a excessiva quantidade de alimento preconizada pelo adulto. Para piorar; a maioria ingere líquidos doces e com sabor; e não água; pois para o guloso ela não tem gosto; esse hábito acaba em vício que ajuda a formar carências de vitaminas e sais minerais, mesmo que em excesso na dieta; cada porção do aparelho digestivo responde pela absorção de determinado nutriente e quando o líquido apressa o alimento, sua progressão não se faz através dos movimentos naturais do tubo digestivo, isso dificulta a absorção.
A ingestão de líquidos durante ou logo após a refeição também “dilata” o estômago, principalmente quando contém gás; o que nos faz comer muito além do necessário para a saciedade. “Se não tomo refrigerante durante a refeição fica tudo parado”; o comilão dispéptico usa refrigerante para empurrar o alimento em excesso intestino afora e, alguns até são ótimos “desentupidores de pia”.
Outro sério problema da atualidade o refluxo é potencializado pelo uso de bebidas gasosas; a pessoa arrota muito mais do que o habitual. Para piorar; devido á ansiedade fora de controle invertemos a respiração e estamos mais comendo ar do que ele vai ao pulmão.
Os líquidos com corantes, açúcar e adoçantes tornam-se problemáticos ao amplificar os processos alérgicos – sucos a base de soja representam problemas; especialmente para meninos devido ao teor de isoflavona (um pré-estrógeno - hormônio feminino).

O ideal é ingerir água mineral sem gás uma ou duas horas antes ou após a refeição.

Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário