sábado, 14 de agosto de 2010

APETITE SELETIVO – TEMOS FOME DO QUE?

Deus escreve certo por linhas tortas – nós escrevemos torto em linhas retas; ao nos recusarmos a entender os recados da vida.

Nosso assunto de hoje: TEMOS FOME DO QUE?

No que se refere ao alimento físico:
Por nunca ter-lhe sido permitido viver plenamente a sensação real de fome a criança tem o tempo todo o apetite parcialmente satisfeito; isso gera o apetite seletivo: Não gosto disso! Só como aquilo!
E desse modo; pela falta de qualidade dos adultos responsáveis; faz-se do ato de comer uma exacerbada fonte de prazer; mesmo que inventemos desculpas e justificativas, sabemos que, muitas das vezes em que nos alimentamos o fazemos por outras razões que não a fome violando uma lei básica da vida.
Deve-se rejeitar no apetite o prazer físico como um fim em si mesmo; pois, sofremos naturalmente as conseqüências desta escolha na forma de doenças de instalação rápida ou tardia.
Para corrigir o apetite seletivo na comida; bastava observar a vida: em famílias numerosas; o que se põe á mesa; todos devoram o alimento com prazer – Por quê?

Pelo simples fato: as pessoas estão com fome real – não a induzida pela mídia ou pelas pessoas que comem através dela pela via do projetar-se no outro.

Com relação á fome da alma:

Nossa condição evolutiva nos induz á fome dos prazeres; sensações; desejos insatisfeitos do ego; delícias do orgulho...
Nesse quesito somos como as crianças ansiosas e compulsivas; nós nos fartamos até estourar a conta bancária; o cartão de crédito.

A criança é mais pura em todos os sentidos; no quesito dos brinquedos ela não faz idéia do quanto custa; e rapidamente se entedia das coisas caras que o adulto comprou prá ele brincar através da criança.
Muitos descuidados pais questionam o motivo pelo qual as crianças adoram tirar tudo dos armários e brincar com tampas de panela ao invés de curtir os caríssimos brinquedos que algum ícone da TV ou das revistas metido a educador disse que eram pedagógicos.

Estar insatisfeito de forma positiva buscando sempre o melhor - sentir fome em todos os sentidos possíveis é uma das molas propulsoras da nossa evolução. Mas, é preciso colocar a inteligência a serviço das escolhas para desenvolver o bom senso de questionar: Tenho fome do quê? Para que desejo isso? Essa fome é minha?

Outra questão a ser analisada noutro dia: TEMOS FOME QUANDO?

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO CADA VEZ MAIS CRIMINALIZADA

A cada dia, num estilo abaixo assinado; nós assinamos ou colocamos a digital do dedão no atestado de óbito da EDUCAÇÃO e da tentativa de nos tornarmos uma raça cósmica; com RG e tudo. Em conseqüência; estamos assassinando a própria razão do nosso viver; pois, o que é Gaia senão uma escola? Que somos nós; senão alunos e mestres ao mesmo tempo?
Criminalizar o que deveria ser obrigação na educação das crianças é algo tão estúpido quanto o que se faz na área da saúde: ao invés de se valorizar a saúde; valoriza-se a doença oferecendo um tipo de assistencialismo que mais ajuda a morrer mais depressa do que a viver mais.
Repeteco do projeto de lei anti-palmadas; nem sei o que virou; pois, algumas coisas importantes, no sentido de abrirem terreno para discussões, desaparecem da mídia dando lugar a outras sem importância.

Na essência do problema; nada contra nem a favor da proposta do Juiz da Infância e Juventude de Fernandópolis – no trato com a realidade: parabéns pela sua coragem – nossos sinceros votos: que sua atitude seja seguida por outros, dentro das possibilidades de cada comunidade.

Nota zero para todos nós que nos permitimos chegar a esse ponto; especialmente aos políticos e mandatários, mentirosos e mal educados – Mas, vivemos em época de eleição – mesmo sabendo que mal educados vão continuar elegendo seus iguais – ter esperança de reciclagem não mata ninguém de raiva.

Vejamos a notícia.



Educação




› Fernandópolis
São José do Rio Preto, 12 de Agosto, 2010 - 1:48
Toque escolar pega 2 alunos ‘matando’ aula
________________________________________
Graziela Delalibera


________________________________________

Thomaz Vita Neto



‘Toque’ foi implantado em Fernandópolis pelo juiz Evandro Pelarin
Em seu primeiro dia de implantação na comarca de Fernandópolis, o toque escolar flagrou, até o início da noite de ontem, dois alunos, um de 15 e outro de 14 anos, “matando aula”. Segundo a presidente do Conselho Tutelar de Fernandópolis, Célia Fontes Mafra, o adolescente de 15 anos estava no interior de uma lan house do centro da cidade no período da manhã, e o de 14 foi localizado em uma rua perto da escola onde estuda, durante a tarde.

Os estudantes foram flagrados por uma varredura feita pela Polícia Militar, que acionou o Conselho Tutelar. Ambos são alunos de escolas estaduais e foram reconduzidos às unidades por representantes do prórpio conselho.
O toque escolar, implantado pelo juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, prevê que todo aluno que for surpreendido pelas polícias civil e militar fora da escola durante o período de aula, será apreendido e devolvido à instituição de ensino.

Os pais dos garotos flagrados ontem foram notificados para comparecer hoje ao Conselho Tutelar, ocasião em que irão assinar uma advertência. Se houver reincidência, os casos serão reencaminhados à Vara da Infância e Juventude e os pais poderão responder pelo crime de negligência nos deveres do exercício do poder familiar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pena é de multa de três a 20 salários de referência.

A presidente do Conselho Tutelar disse que o aluno que estava na lan house alegou que havia mentido para a mãe que não teria aula. Já o outro falou que não estava com vontade de ficar na escola. Os nomes dos responsáveis não foram divulgados. Na opinião da diretora de ensino da regional de Fernandópolis, Adélia Menezes da Silva, o toque escolar veio para contribuir com o serviço de proteção escolar da Secretaria Estadual de Educação.

Em Fernandópolis, a pasta implantou o programa professor mediador, presente em seis escolas. Por meio dele, professores são capacitados para tratar dos conflitos que interferem na aprendizagem. “A gente não faz só o que gosta, e uma criança ou um adolescente não tem maturidade para decidir o que é melhor para ele - se ir à escola ou à uma lan house. É essa responsabilidade que queremos despertar neles”, afirmou.

Mais cidades

Além de Fernandópolis, o toque escolar também alcança as cidades de Macedônia, Meridiano e Pedranópolis, que pertencem à comarca. Para o prefeito de Meridiano, José Torrente Diogo de Farias, a medida irá colaborar para a manutenção das famílias dentro de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, já que um dos critérios para a permanência neles é a assiduidade escolar. “Agora os pais também vão ficar mais responsáveis pela frequência dos seus filhos, porque vão ser responsabilizados”, afirma o prefeito.

Casos poderão parar na Justiça

Em Olímpia, alunos que tiverem conduta inadequada na escola estarão sujeitos a responder na Justiça por desobediência. A medida é resultado de uma série de reuniões entre Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Prefeitura para acabar com casos de desacato e depredação dentro das instituições de ensino. “Recebemos muitas reclamações de diretores, porque as sanções disciplinares já não surtiam efeito”, diz a promotora da Infância Daniela Ito Escheverria.

Na primeira vez que o aluno tiver conduta inadequada, ele e os pais assinarão advertência de que o procedimento não será mais tolerado, sob pena de configurar ato infracional de desobediência. Se o aluno reincidir, o diretor registrará boletim de ocorrência. A pena será de prestação de serviços dentro da própria escola.





NOSSOS COMENTÁRIOS.

Os grandes criminosos articuladores da morte da educação foram os políticos e os seus prepostos colocados no poder nos últimos governos (o problema é centenário). Na tentativa de maquiar o analfabetismo no País perante o resto do mundo – detonaram com a disciplina e com a necessidade até de instrução para serem vitoriosos – Não é preciso ir longe – basta analisar o currículo dos políticos. Em tempo: diploma comprado não vale.

Fazer com que os mal educados pais de hoje paguem a conta sob a ameaça de criminalização é covardia.
Mais um foco de atrito na já muito sofrida relação entre pais e filhos – mais trabalho para nossa paquidérmica justiça e para nossa lesmótica saúde.

Meu filho se você matar aula eu vou ser punido – você quer me matar de raiva e de doença? – Se eu enfartar a culpa é tua!

Estamos indo rapidamente em direção ao precipício em 2011 – pois, neste ano é farra eleitoral pura com muita grana á disposição; mas, azar o nosso e de quem ganhar esta eleição – pois; nem com muito boa vontade dá para ver um horizonte claro ou brilhante no céu dos próximos tempos...

A pergunta que devemos todos fazer: Será que é tão difícil fazer certo? Prá que ficar sofrendo tentando consertar?