sábado, 6 de novembro de 2010

ALELUIA! - SURGE O SER PENSANTE

Nesta última série de nossas elucubrações mentais; depois das amigdalites cerebrais e outros bichos psicológicos dos seres votantes, torcedores ferrenhos e militantes; vamos nos regozijar; claro que com moderação, conforme a recomendação do Ministério da Saúde.
Aleluia irmãos! Até que enfim Deus se lembrou de nós!
Finalmente. Já não Era sem tempo.
Na escala filogenética, aparece o neocórtex, a parte mais jovem do cérebro – O Salvador da evolução. Não que as amígdalas, e tudo mais que relembram nossa fase reptiliana e adjacências devam ser descartadas; cuidado, essa poda; isso vira esquizofrenia evolutiva.
Sem entusiasmo militante; menos:
Esse neocórtex já existe em estado rudimentar nos mamíferos inferiores (nada a ver com quem mama no peito; e mamíferos superiores são os alimentados pela indústria láctea bovina e mais recentemente sojina), e sofre um desenvolvimento impressionante nos primatas (alô mano véio).
O processo evolutivo da neocórtex explode em velocidade na linha dos ancestrais homínidos em comparação com outros animais, e essa evolução abrupta surpreende também nos grandes mamíferos aquáticos (nada a ver com a baleiada com sobrepeso da autalidade). Essa pseudo-evolução; parece que explodiu mesmo; pois, na maior parte de nós; algumas fases desse pulo parecem quebra-cabeças; onde alguns fdp esconderam algumas peças.
Assim, até chegar ao estágio cerebral atual, o ser humano é fruto de uma evolução anatômica e funcional. Claro que segundo os cientistas do aquém; pois, a maioria dos do além tem outras versões para essa coisa mal criada que somos nós.
Temos um cérebro e uma personalidade.
Até onde eles trabalham juntos; se bicam?
Constantemente caímos no enigma do ovo e da galinha:
Quem veio primeiro o cérebro ou a personalidade?
A personalidade é o conjunto de tudo: cognição, percepção e outros bichos; como a assembléia neuronal; que nem sempre se reúne na cabeça - Opa!
Como chegamos até aqui?
A sobrevivência exige funcionamento adequado, muitas vezes automático e inconsciente, de uma quantidade de experiências que tratam muitos fatores simultaneamente: a motivação, a percepção do ambiente, noção do que é necessário para sobreviver, regulação dos impulsos agressivos e sexuais, formação das relações com outros indivíduos, regulação dos comportamentos intencionais e inibição dos inapropriados; especialmente os corporativos e empresariais.
Portanto, quanto mais eficientes forem esses conjuntos de atividades e atitudes neurológicas (Assembléias Neuronais), melhor desempenho terá a pessoa e melhor apreensão da situação existencial (no mundo) – nada a ver com ansiedade e medo - ou seja, a consciência global é conseqüência da notável capacidade de organização e integração neuronais que o organismo estatal possui.
Todo esse procedimento adaptativo resultante das Assembléias Neuronais não se faz de maneira linear, seu curso e seqüência não se pode prever depende do local da reunião (?).
Santa sacanagem:
O amigo sabia que no intestino temos um número muito maior de neurônios eleitos para comandar nossa existência;
Credo! – Nós somos seres intestinais?
Daí a explicação para tantas “cagadas” existenciais?
Na pessoa que sofre de normose; parece que não basta a precária compreensão dos fenômenos químicos ou físicos para predizer como se dará a sucessão de atitudes adaptativas, tais como o autocontrole, a iniciativa, a regulação do afeto, do juízo, o eleger, o exercer o direito de cidadania, a destrutividade, o planejamento da fuga ou do ataque – dá prá adivinhar que vai feder.
De modo geral, para seres intestinais; há maior ou menor probabilidade da pessoa reagir assim ou assado; mas as atitudes serão sempre circunstanciais, sem que tenhamos certeza da previsão; depende da TV e da mídia de ação rápida.
Quando conseguimos prever a maneira com que a pessoas reagirá, como atuará em determinadas circunstâncias, em outras palavras, quando a pessoa reage sempre dessa ou daquela maneira diante de fatos concretos, e quando essas atitudes fazem sofrer (ela ou os outros), provavelmente estaremos diante de um transtorno da personalidade, múltipla, borderline, política, social.
Estudos mostram que nos seres onde a Assembléia Neuronal coletiva se reúne nos intestinos do poder, a coisa fede.
O passo seguinte é mudar a Assembléia neuronal do intestino para o cérebro para que somados os esforços atinjamos a fase de seres humanos de fato. Na fase seguinte sair do cérebro para a consciência

Não nos angustiemos com a nova fase do Planeta em andamento: A DESCARGA.

Pois, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma; a maioria de nós servirá de adubo para outras civilizações na Horta Cósmica.

Ainda dá tempo.
Tome um purgante chamado reflexão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário