sábado, 19 de dezembro de 2009

NOTÍCIA TÃO DESNECESSÁRIA QUANTO INÚTIL

Somos ainda invejosos por natureza – Se comida e remédios nos fizessem mais altos já teríamos passado dos 10m de altura; pois, todos iriam querer o filho mais alto do que o sobrinho, do que o filho do vizinho.
Muitos pais descuidados e com problemas de auto-estima; especialmente se algum deles está abaixo da média de altura colocam esse item como item de extrema importância na vida dos filhos.
Crescer com comida é fácil; mas apenas para os lados. Vejam a epidemia de obesidade e de diabetes tipo 2 entre as crianças e adolescentes.
Entre nós notícias desse tipo são perigosas; pois, mesmo entre pais escolarizados, boa parte é incapaz de compreender um texto de 10 laudas.

Crianças que preferem doces a salgados crescem mais rápido
A resposta estaria na produção da substância importante para a formação óssea
Por Minha Vida
enviar para amigos
Avalie esta matéria 52 votos
imprimir
tamanho da letra: A- A+
Uma pesquisa da Universidade de Washington e do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, mostrou que crianças que preferem doces a salgados, em especial as massas, crescem mais rápido do que as crianças que têm uma alimentação mais equilibrada quanto a estes dois nutrientes.

Mais de 140 adolescentes de 11 a 15 anos participaram do teste. Eles receberam seis bebidas, dois caldos salgados e outras 4 com conteúdo crescente de açúcar, e foram instruídos a dar notas para elas, dizendo se achavam as misturas doces, médias ou levemente salgadas.

Os cientistas examinaram, então, amostras de urina em busca de algum indício químico que justificasse o crescimento ósseo, verificado nos pacientes que mostraram preferência pelas bebidas doces durante os seis anos de estudos.

Para os pesquisadores, o crescimento ósseo nestes pacientes se deu graças a uma substância chamada lisina, um aminoácido que o organismo não produz. Quando ingerimos açúcares presentes em doces e carboidratos, estimulamos o organismo a converter aminoácidos primários em lisina, evitando danos pela falta da substância.
Saiba Mais
• Crescimento exagerado
• Brincar ajuda no desenvolvimento infantil
• Esportes para as crianças
A lisina é importante para a formação dos ossos em razão de sua capacidade de aumentar a absorção intestinal de cálcio, bem como seu papel na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, na formação do colágeno e das fibras musculares e na regeneração dos tecidos. A falta deste aminoácido pode causar anemia, dificuldade de concentração, retardo no crescimento, diminuição do apetite e perda de peso, entre outros distúrbios.

A conclusão dos pesquisadores é de que crianças e adolescentes com maior preferência por doces crescem mais rápido que os demais, porém, este gosto parece declinar com a idade. Os médicos alertam ainda para os cuidados com excessos. Embora saudável e necessário, o consumo excessivo de doces pode levar à obesidade e ao diabetes.

O que é consumo excessivo? – Assim como as pessoas não devem ser padronizadas: o metabolismo de cada um é o de cada um.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Na formação dos hábitos alimentares das crianças o discurso deve combinar com as atitudes

Faça o que digo; mas não o que eu faço...

Volta e meia, eu me deparo no consultório com pais que comem guloseimas o tempo todo e discursam para as crianças que esse hábito é nocivo – alguns até confessam que comem escondido. Ainda faz parte de nossa herança cultural pensar uma coisa, dizer outra e ter uma atitude que não condiz nem com o pensado nem com o discurso. No caso dos hábitos alimentares é comum que os adultos peçam as crianças comerem alimentos que “fazem bem á saúde”, “fazem crescer, ficar inteligente e forte”; mas que eles mesmos nunca comeram nem puseram na boca.
A educação exige medidas simples, constantes e fortes; nada de meio termo; nem de abertura de exceções. Os adultos perdem a credibilidade de forma muito rápida; junto ás crianças; caso não estejamos sempre vigilantes nos portamos de forma mais infantil do que as crianças; mesmo no altar da prepotência: eu sei o que estou dizendo!
Quem já descobriu a importância da mudança de hábitos alimentares para viver mais e com saúde deve ajudar as crianças durante muito tempo com o exemplo, para só depois, bem depois, chegar com as palavras. Alertar as crianças para as dificuldades tremendas de mudar hábitos tão repetidos ajuda, mas não basta.
Na dúvida se somos ou não capazes de honrar nossa fala, a melhor política educacional é calar. Tentar fazer, praticar para depois discursar.
Quer perder o restinho de credibilidade que você tem; junto ás crianças?
Coloque-se na situação de vítima da vida: - Não quero que você seja como eu! – Não consigo parar! – E outras pérolas de insensatez.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Somos o que comemos?

Desde o nascimento comemos todos os dias e várias vezes; daí o ato de nos alimentarmos é o melhor recurso pedagógico para a evolução da alma; conforme veremos em nossos bate papos.

BEM VINDOS.