domingo, 10 de junho de 2012
MANIA DE DEUS
Nada melhor que a formação da dieta para perdermos a mania de sermos deuses; sem que ainda o sejamos.
As pessoas querem controlar o destino e o livre arbítrio dos outros.
Muitos pais controladores mentem descaradamente ao afirmar que apenas tentam evitar que os filhos sofram...
O pior é que alguns passam até a acreditar nessa ilusão de serem os tais deuses que não permitem aos seus queridos sofrerem as conseqüências das escolhas que fizeram.
É de bom tamanho que as pessoas copiem a natureza: somos todos livres para fazer nossas escolhas e a lei nos obriga a arcarmos com as conseqüências, sempre, eternamente...
Dezenas de oportunidades de ensinar a responsabilidade à criança e a permitir que ela amadureça são desperdiçadas todos os dias; e incontáveis ao longo da existência.
A cultura que predomina na educação faz questão de manter o sistema de crença em botões mágicos; que podem ser apertados sempre que o desejarmos para resolver os problemas que causarmos ao nosso corpo ou à nossa vida.
Um senão ou um basta nesse tipo de atitude infantil faz-se sentir com mais força a cada dia que passa:
A aceleração das experiências facilita a percepção de que esse artifício do pensamento mágico é um engodo, uma ilusão e prova que a única realidade é o trabalho de pensar, de escolher e agir...
Dois requisitos parecem faltar à boa parte das pessoas para que se tornem verdadeiros seres humanos:
Antever; parar para pensar e analisar as conseqüências das escolhas que estão sendo feitas, tanto na vida íntima de cada um quanto na vida das outras pessoas.
Responsabilizar-se; pela própria vida, seus acontecimentos, fatos e interações.
O presente de cada um é fruto do passado de cada um.
O aprendizado e a incorporação ao subconsciente desses dois requisitos; pode receber a contribuição pedagógica do ato de se alimentar que pela sua repetição constante será reativado nas mais diversas atitudes gerenciadas pelo subconsciente.
Melhor a gente descer do pedestal de deus sabe tudo e compartilhar nosso aprendizado com as crianças de hoje; para não se arreliar com as verdades que eles colocam sem medo:
- Parem com isso!
- Deixem de ser mentirosos!
É a molecada de hoje já não engole qualquer coisa não.
Pena que nem todos ainda...
Namastê.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário