sábado, 19 de dezembro de 2009

NOTÍCIA TÃO DESNECESSÁRIA QUANTO INÚTIL

Somos ainda invejosos por natureza – Se comida e remédios nos fizessem mais altos já teríamos passado dos 10m de altura; pois, todos iriam querer o filho mais alto do que o sobrinho, do que o filho do vizinho.
Muitos pais descuidados e com problemas de auto-estima; especialmente se algum deles está abaixo da média de altura colocam esse item como item de extrema importância na vida dos filhos.
Crescer com comida é fácil; mas apenas para os lados. Vejam a epidemia de obesidade e de diabetes tipo 2 entre as crianças e adolescentes.
Entre nós notícias desse tipo são perigosas; pois, mesmo entre pais escolarizados, boa parte é incapaz de compreender um texto de 10 laudas.

Crianças que preferem doces a salgados crescem mais rápido
A resposta estaria na produção da substância importante para a formação óssea
Por Minha Vida
enviar para amigos
Avalie esta matéria 52 votos
imprimir
tamanho da letra: A- A+
Uma pesquisa da Universidade de Washington e do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, mostrou que crianças que preferem doces a salgados, em especial as massas, crescem mais rápido do que as crianças que têm uma alimentação mais equilibrada quanto a estes dois nutrientes.

Mais de 140 adolescentes de 11 a 15 anos participaram do teste. Eles receberam seis bebidas, dois caldos salgados e outras 4 com conteúdo crescente de açúcar, e foram instruídos a dar notas para elas, dizendo se achavam as misturas doces, médias ou levemente salgadas.

Os cientistas examinaram, então, amostras de urina em busca de algum indício químico que justificasse o crescimento ósseo, verificado nos pacientes que mostraram preferência pelas bebidas doces durante os seis anos de estudos.

Para os pesquisadores, o crescimento ósseo nestes pacientes se deu graças a uma substância chamada lisina, um aminoácido que o organismo não produz. Quando ingerimos açúcares presentes em doces e carboidratos, estimulamos o organismo a converter aminoácidos primários em lisina, evitando danos pela falta da substância.
Saiba Mais
• Crescimento exagerado
• Brincar ajuda no desenvolvimento infantil
• Esportes para as crianças
A lisina é importante para a formação dos ossos em razão de sua capacidade de aumentar a absorção intestinal de cálcio, bem como seu papel na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, na formação do colágeno e das fibras musculares e na regeneração dos tecidos. A falta deste aminoácido pode causar anemia, dificuldade de concentração, retardo no crescimento, diminuição do apetite e perda de peso, entre outros distúrbios.

A conclusão dos pesquisadores é de que crianças e adolescentes com maior preferência por doces crescem mais rápido que os demais, porém, este gosto parece declinar com a idade. Os médicos alertam ainda para os cuidados com excessos. Embora saudável e necessário, o consumo excessivo de doces pode levar à obesidade e ao diabetes.

O que é consumo excessivo? – Assim como as pessoas não devem ser padronizadas: o metabolismo de cada um é o de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário